Você conhece os esporte-protótipos? Pode até conhecer, mas provavelmente não sabe o seu significado no mundo automobilistico. Sauber C9, Jaguar XJR-9, Toyota 88C-V, Nissan R89C. O que eles tem em comum? São provavelmente seus carros de corrida favoritos no Gt ou Forza. E são também os carros mais famosos do Grupo C. A FISA, entidade que comandava o automobilismo antigamente, dividia as categorias em vários grupos: o A eram os carros de turismo (atual WTCC), o B eram os carros de rali mais rápidos que o mundo já viu, o C dos protótipos e o D são os atuais GT`s. Na verdade, este campeonato existia desde de a década de 30, mas ganhou fama nos anos 80. Algo praticamente impensável, já que na mesma década a F1 vivia seu auge, tanto de popularidade, quanto seus carros. Nos treinos de classificação, não havia limite na pressão dos turbos e os carros Sauber C9 onboardchegavam a ter 1.500 cavalos. Mas o Grupo C não ficava para trás. Um Jaguar fazia o mesmo tempo de um carro de F1 aspirado no circuito de Silverstone. Levando em conta os pilotos, em sua maioria, eram pilotos com grande experiência como Jochen Mass, Martin Brundle, Derek Bell. E tinham alguns pilotos que foram emprestados de Formula 3, como um tal de Michael Schumacher. Em termos de Brasil, o que mais obteve sucesso foi Raul Boesel. Piloto da Jaguar, conquistou o campeonato em 1987. Em 1988, quando a Jaguar ganho Le Mans, seu carro quebrou, assim como em 1987. Em 1991, o mais perto que ele chegou da vitória: um 2º lugar. Aliás, nenhum brasileiro ganhou Le Mans. O Grupo C tem a fama de possuir os carros de corrida mais belos da história e de um fato incrível: em Le Mans existe uma reta chamada Mulsanne. Ela possui 6km de extensão. Lá, um Peugeot (sim, só seu carro de rua é lento pra caramba) fez 406km/h lá. Foi o mais rápido que um carro de Grupo C já chegou. Tanto que em 1991, a Mulsanne foi cortada em três e acabou perdendo sua magia. Isso também significava que o Grupo C estava agonizando. Não passou de 1994. Este foi o último ano dessa categoria incrível. Nesta época, quase que os protótipos desapareceram, por serem perigosos demais. Hoje eles estão por aí, na alcunha de LMP, mas sem a mesma importância de antes. Quando a categoria acabaou, pensavam que deveria ter um substituto a altura. Aí nasceu a GTR1. Mas essa história fica para depois.
http://www.youtube.com/watch?v=CRMXLtmge2o Sauber C9 onboard
http://www.youtube.com/watch?v=ox2wgHqrNy0&feature=related Mazda 787B
http://www.youtube.com/watch?v=dPf0Dkm2Tko Jaguar XJR-9
Nenhum comentário:
Postar um comentário